Importância da inteligência emocional



A existência de inteligência emocional em um líder permite decisões mais assertivas nos negócios promovendo maior competitividade no mercado, por ser capaz de efetivar a comunicação aberta e fluída entre os membros de uma equipe, ajudar a resolver conflitos e manter um ambiente agradável de trabalho. 

A grande dificuldade está em nos desvencilharmos das emoções que nos cercam a todo momento. Antes de aprendermos a gerir nossa equipe, temos que aprender a gerir a nós mesmos. Algumas vezes optamos por permanecer mais tempo no trabalho, mesmo sem tanta necessidade, simplesmente por não estarmos sabendo lidar com as dificuldades que se apresentam no dia-a-dia de nossa vida pessoal. O ambiente de trabalho, como possui regras pré-estabelecidas acaba por ser muito mais controlável que a nossa vida particular.

Estas regras acabam virando rotina e um apoio fazendo com que não haja uma postura tão ativa em sua atuação frente a sua equipe. Ser ativo significa não somente ver o que acontece, mas observar diferenças entre as pessoas, possibilidades de fazer algo novo, realizar debates e não embates.

Deve-se notar na equipe vários sinais que comunicam, assim como, postura, as representações emocionais individuais, a forma como as pessoas lidam umas com as outras e com suas tarefas rotineiras, o quanto as pessoas são proativas no ambiente de trabalho. Também deve estar atento que é observado constantemente e suas ações inspiram ou não a equipe, pois também comunicam.

Observe sempre as pessoas e locais onde elas se encontram, pois o ambiente físico, a questão da ergonomia influenciam seu rendimento. O conforto viabiliza uma melhor produção. Imagine trabalhar em um local sem o devido investimento em ambientar o ar, cadeira dura, mesas desrespeitando as normas de ergonomia, iluminação precária, dentre tantos outros pontos. Quem iria desenvolver bem seu trabalho?

Tente escutar seu ambiente de trabalho. Fique em silêncio por alguns minutos e ouça. Não olhe ao redor, somente baixe a cabeça e escute. O que está ouvindo? Um ambiente tenso? Confortável? Pessoas colaborativas ou não? Escutar somente aguça percepções que por vezes não estão sendo utilizadas.

Não esqueça, como líder deve auxiliar os membros da equipe a alcançar seus próprios objetivos e assim eles o ajudarão a atingir os da empresa.


Promover a gestão da inteligência emocional também fortalecer uma cultura de inovação destinada a obter vantagens competitivas na cadeia de valor do negócio, através da harmonização de quatro fatores: o talento humano, treinamento, logística e criatividade.


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