Importância da inteligência emocional
A existência de inteligência emocional em um líder
permite decisões mais assertivas nos negócios promovendo maior competitividade
no mercado, por ser capaz de efetivar a comunicação aberta e
fluída entre os membros de uma equipe, ajudar a resolver conflitos e manter um
ambiente agradável de trabalho.
A
grande dificuldade está em nos desvencilharmos das emoções que nos cercam a
todo momento. Antes de aprendermos a gerir nossa equipe, temos que aprender a
gerir a nós mesmos. Algumas vezes optamos por permanecer mais tempo no
trabalho, mesmo sem tanta necessidade, simplesmente por não estarmos sabendo
lidar com as dificuldades que se apresentam no dia-a-dia de nossa vida pessoal.
O ambiente de trabalho, como possui regras pré-estabelecidas acaba por ser
muito mais controlável que a nossa vida particular.
Estas regras acabam virando rotina e um apoio fazendo com que não haja uma postura tão ativa em sua atuação frente a sua equipe. Ser ativo
significa não somente ver o que acontece, mas observar diferenças entre as
pessoas, possibilidades de fazer algo novo, realizar debates e não embates.
Deve-se
notar na equipe vários sinais que comunicam, assim como, postura, as
representações emocionais individuais, a forma como as pessoas lidam umas com
as outras e com suas tarefas rotineiras, o quanto as pessoas são proativas no
ambiente de trabalho. Também deve estar atento que é observado constantemente e
suas ações inspiram ou não a equipe, pois também comunicam.
Observe
sempre as pessoas e locais onde elas se encontram, pois o ambiente físico, a
questão da ergonomia influenciam seu rendimento. O conforto viabiliza uma
melhor produção. Imagine trabalhar em um local sem o devido investimento em
ambientar o ar, cadeira dura, mesas desrespeitando as normas de ergonomia,
iluminação precária, dentre tantos outros pontos. Quem iria desenvolver bem seu
trabalho?
Tente
escutar seu ambiente de trabalho. Fique em silêncio por alguns minutos e ouça.
Não olhe ao redor, somente baixe a cabeça e escute. O que está ouvindo? Um
ambiente tenso? Confortável? Pessoas colaborativas ou não? Escutar somente
aguça percepções que por vezes não estão sendo utilizadas.
Não
esqueça, como líder deve auxiliar os membros da equipe a alcançar seus próprios
objetivos e assim eles o ajudarão a atingir os da empresa.
Promover
a gestão da inteligência emocional também fortalecer uma cultura de inovação
destinada a obter vantagens competitivas na cadeia de valor do negócio, através
da harmonização de quatro fatores: o talento humano, treinamento, logística e
criatividade.
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