Foco nos pontos certos


Onde está seu foco?

"Já não podemos seguir perdendo tempo, desgastando-nos, consumindo nosso cérebro pensando em quem tem a culpa, isso e aquilo. É um momento de cada um de nós dizer: É minha vida, é meu futuro.
É absurdo que pretendamos que as circunstâncias melhorem, se não estamos dispostos a melhoramos a nós mesmos. Temos que nos encontrar em constante consciência de que nós podemos criar nosso futuro. Temos que saber como, de que maneira fazer isto, qual o caminho, qual a via para aflorar este potencial que as pessoas têm.


Quando certas pessoas dizem certas coisas, estas coisas nunca morrem e nos acompanham geração a geração.
No séc. XVII, René Descartes, pai da filosofia racionalista disse: Penso, logo existo. Como se a única coisa importante na vida do ser humano fosse o intelecto, mas o que acontece com os sentimentos, a força, as emoções, no mais íntimo do ser humano?" Dr. Mário Alonso Puig

Por que algumas vezes temos a sensação de que apesar de termos realizado nosso "sonho" não estamos felizes com esta realização? 
Já se pegou neste tipo de pensamento? Você está dando continuidade ao negócio de sua família, está prosperando, mas não se sente satisfeito. Por quê?

Primeiramente precisamos pensar sobre o motivo que nos fez chegar onde nos encontramos. Este "sonho" era seu ou somente reflexo de aspirações de outros que tomamos para nós? 
Você sonhou chegar onde está ou alguém sonhou por você e o que tenta é realizar?
Se você realiza os sonhos e aspirações de outrem não sentirá a plenitude ao alcançar o objetivo almejado, pois faltou o motivo pessoal estar intrínseco nas ações realizadas com foco em tal fim. 
É como se durante o caminho ficássemos com o olhar fixo somente no ponto final, sem desenvolvermos ou investirmos em um olhar periférico, mais amplo. Não analisamos o ser que realiza, mas ter o objetivo.

Sem olharmos para dentro e verificarmos a força motriz que nos permite seguir durante esta jornada, poderemos avaliar a origem do desejo, se está ou não em nós. 
Estando em nós, iniciamos o treinamento de nossa mente para uma ação de realização e chegamos mais plenos ao que realmente definimos para nós.

“A salvação de nosso mundo se encontra no coração das pessoas, em sua humildade, responsabilidade e capacidade de reflexão”. Václav Havel

"O mais importante do mundo está no coração das pessoas, em sua humildade. A humildade para surpreender-se, para olhar a nós mesmos com novo olhar e não com um olhar de “não sou capaz, não vou conseguir, porque se não se conhece como pode julgar-se? Responsabilidade... Seja responsável por sua vida, toma as rédeas de sua vida. Não pode fazer um papel de vítima, pois estará comprometendo seu futuro.
Já a capacidade de reflexão... Vamos muito rápido! Precisamos para sabermos onde queremos ir e não chegar ao final, depois de tanto correr e andar, pois chegamos onde não queríamos ir. As palavras deste homem nos levam ao mistério que é o ser humano.

É PIOR PODER VER E NÃO TER UMA VISÃO. Hellen Keller (deficiente visual)

Isso porque como vemos o futuro determina como vivemos o presente. Se não acreditamos em um futuro emocionante, promissor, como no dia-a-dia vou atuar com força, com paixão? Não  olho um universo por aí e digo: Não há nada para mim. Então, em meu dia-a-dia irei com tristeza, com desânimo e estarei realizando a profecia que construí e não perceberei que eu também contribuí para isto com minha forma de me comportar e ser.

1- TREINAR A MENTE
Primeiro temos que treinar a atenção. Não podemos perder mais tempo com foco no que está mal. Vamos manter nosso foco no que está bem. Vamos usar a imaginação, não para gerar angústia e preocupação e sim gerando possibilidades, algo que nos traga solução. Temos que ser capazes de para este diálogo incessante que nos coloca na cabeça este desânimo, esta desesperança. Temos que treinar a reflexão.
A palavra inteligência vem de origem latina e quer dizer “olhar dentro”. Quando estamos falando internamente nos soa um pouco estranho. Uma pessoa que queira aprender um novo idioma não tem que treinar? Quem quer aprender um novo esporte não tem que treinar? Por que não treinar a mente? Precisamos treinar em busca de fortalecimento mental e emocional, porque o mundo em que estamos é um mundo complexo e incerto não podemos estar desorientados. Como nos orientamos? Através de treinamento mental. A criatividade é importante por que permite que aproveitemos as possibilidades que se apresentam e que geram novas possibilidades.
Mas o que acontece conosco? O que acontece é que quando pensamos em sermos criativos acreditamos que temos que ir para a universidade, temos que ter mestrado. Isto não e verdade. A criatividade está em cada um de nós, é inerente ao ser humano. Não há ser humano que não seja criativo, mas muitos acreditam que não são, não acreditam que têm este potencial. A chave para a criatividade é a paixão. Temos que encontrar esta alavanca emocional que nos faça levantar de manhã com vontade de fazer algo novo, encontrar a relação entre coisas que aparentemente não estão relacionadas."                                                                               Trecho de entrevista:   Dr. Mário Alonso Puig

 Veja a entrevista completa no vídeo abaixo e reflita, lembrando que reflexão é quando o pensamento volta-se para si. Pare por um momento assista e não estará perdendo tempo, pois a informação certa no momento certo nunca é uma perda. Poderá estar ganhando tempo ao perceber pontos cruciais para melhores decisões em sua vida.

Bom proveito!


Comentários

Postagens mais visitadas

Digital Coffee Cup- Phronesis- Ed.01