Realidade isolada

O que o isolamento nos traz de bom?Por quê insistimos em achar que podemos fazer melhor sozinhos?

Qual a dificuldade em percebermos que o homem é um "bicho" que evoluiu porque, dentre outros motivos, tem a capacidade de aprender com o grupo social em que está inserido?

Os fatos demonstram, a ciência comprova: O homem é um animal social. Ponto final ou reticências após tal afirmação? 

Mas insistimos nas reticências, pois com o passar do tempo acabamos por colocarmo-nos cada vez mais em isolamento. Em sala de aula, muitas são as vezes que ao propor atividade de debate em grupo escuto alguns dizendo que fariam melhor estando sozinhos ou perguntam-me se tem que ser em grupo mesmo, com olhar desolado. Há ainda os que afirmam "faço melhor sozinho, grupo só atrapalha".

Em maioria, estes são costumes cada vez mais presentes nas novas gerações. O trabalho em grupo tem por objetivo preparar o futuro profissional para melhor desempenho de suas funções, desenvolvendo habilidades necessárias para o relacionamento humano dentro das organizações em para gerir seu negócio. É fundamental perceber a importância de escutar, lidar com críticas, ideias diferentes das suas, pontos de vista diversos para que reduzam-se as possibilidades de conflitos por motivos de problemas em relacionar-se com o grupo do qual se faz parte. O ambiente de trabalho é somente um dos espaços de vivência deste personagem social.

Sabemos que este novo desenho de relacionamento dá-se também pelo fato de termos hoje, em nossas mãos, ferramentas de tecnologia de informação que permitem que trabalhemos de maneira mais individual. Porém, isto foi o início, hoje há as ferramentas de produção intelectual na internet que permitem que se desenvolva trabalhos em conjunto em real time, como o Prezi.com, onde você compartilha suas ideias com outras pessoas de seu interesse. 

Alguns dos obstáculos que se apresentam com o isolamento social ou relacionamento mediado pelas ferramentas de tecnologia de informação e comunicação utilizadas de forma parcial, considerando as enormes possibilidades existentes na atualidade, são:


  • Dificuldade de identificar a necessidade de compartilhar para aprender;
  • Acúmulo de suas próprias experiências, podendo ser estas equivocadas;
  • Resistência à mudanças por falta de informações sobre outras possibilidades além das já conhecidas;
  • Restrição da percepção de mundo, pois a pessoa escolhe participar de mundos já conhecidos;
  • Utilização de seus próprios modelos como referência de certo e errado, bom e mau, bem ou mal;
  • Maior intolerância com o diferente.
Poderia citar muitos outros pontos de atenção, mas escrevi este artigo sozinha...

O que precisamos aprender é a buscar o meio termo e deixarmos de lado a prisão em nossos próprios paradigma
s. Não, não produzimos melhor sozinhos, só não somos confrontados com nossas limitações. Quanto mais isolados nos tronamos, menos evoluímos em nossas relações e maior será a dificuldade em compartilhar emoções e aprendizados.


Comentários

Postagens mais visitadas

Digital Coffee Cup- Phronesis- Ed.01