Hora extra no trabalho X Hora a menos para você


Bem, paremos para refletir sobre o mal da hora extra. Quais seriam os motivos dela acontecer em sua vida?
Pode ser por falta de priorização de tarefas, mal gerenciamento do seu tempo, assumir tarefas que não são suas, dificuldade em dizer um simples não para um colega que um dia te pediu ajuda e hoje te passa a tarefa dele alegando que você sabe mais que ele sobre isso ou aquilo. 

Pode ser mais complicado, o fato de seu superior não ser tão organizado em suas próprias tarefas e quando percebe que não dará conta no tempo previsto passa para você e assim o afeta diretamente em seu próprio serviço. Este último caso pode ser acompanhado de uma fala encorajadora do tipo "só confio em você" ou "você sabe que gosto do jeito que trabalha e sempre entrega o serviço no prazo". Isso o motiva a ficar e fazer bem feito.

Você aceitou um contrato de trabalho com horário definido por ambas as partes e ciente de seu horário de entrada e saída, assim como os dias a serem trabalhados. Correto? Mas sabemos que com o passar do tempo acabamos ficando além do expediente de trabalho.
No começo você pensa que será somente naquele dia, foi um dia atípico, mas vai percebendo que o horário de entrada continua fixo, mas o de saída...

Te colocaram lá... E agora?!

Ainda temos a questão quase cultural de alguns setores da empresa considerarem que bom funcionário é aquele que faz hora extra e, nestes lugares, se você sai no horário alguém olha no relógio- nada discretamente- e desfere seu comentário: Já vai!? Depois disso você tem dois grandes desejos: sentar de novo, se for uma pessoa mais retraída, ou responder algo do tipo: "É da sua conta"?

Diga que nunca pensou nisso?! Tem mais um monte de frases que já pensou neste momento e continuou desenvolvendo mais tantas outras no caminho de casa.

Pois é, mas fazer hora extra não é sinônimo de eficiência profissional. O que significa hora extra? Por quê se faz hora extra? Se respondeu o óbvio, agora reflita se uma pessoa eficiente pode ser associada carga horária extra de trabalho.
Claro que existem segmentos de mercado em que a hora extra já faz parte do contexto do negócio, mas onde não faça, o trabalho e o tempo deve ser gerido dentro do período pré-definido pelas partes.

Repense a hora extra em sua rotina profissional, pois quando passa mais tempo trabalhando para outro tende a esquecer de fazer algo por você. O ser humano para sentir-se motivado deve ser movido por um objetivo que não seja o dinheiro e nem algo externo, mas a realização pessoal, superação de desafios. O que te move está dentro de você e não fora! São suas necessidades e não realizar a de outros.

Ao buscar a realização pessoal no que faz, faz melhor e de forma mais eficiente sem deixar de aproveitar a vida. Uma pessoa que vive a vida de forma prazerosa, rende muito mais em todos os âmbitos e o ser humano não deve contentar-se em ser 30, 40 ou 50% do que é em essência somente para ter aprovação externa.
Para realizar um sonho é necessário ter dedicação, mas só a dedicação sem o planejamento pode levá-lo a limites não almejados e  interferir diretamente no resultado final desejado. Lembre-se, o que o faz seguir em determinada direção não é o fato de ter algo que o interesse à frente, mas de existir um desejo seu em alcançá-lo ou não.

Para reflexão: 
No círculo dos joalheiros de Bassóra, ouviu-se um árabe contar esta história:


"Uma vez, perdi-me no deserto, sem provisões. Estava prestes a morrer quando subitamente vi de longe um saco. Nunca esquecerei a alegria que senti ao pensar que o saco continha grãos de trigo fritos, e, depois, a minha amargura e desespero quando descobri que só continha pérolas!"

Comentários

Postagens mais visitadas

Digital Coffee Cup- Phronesis- Ed.01