Te colocaram lá... E agora!

Você fez dos seus finais de semana dias trabalhados, não dormiu de noite preocupado com o que iria fazer para resolver determinadas questões que teimavam em surgir em sua empreitada diária, pela primeira vez na vida acreditou na existência da tal doença chamada estresse e descobriu que no seu caso quase parecia uma extensão de você. Quando te perguntavam: 
- Tem alguma doença?
Você respondia prontamente:
- Não!
Lógico, afinal doença é coisa que surge e com tratamento controla-se ou cura-se, enfim, dá-se jeito. Mas aquele seu parceiro diário estava com você na hora da cerveja, com os amigos... Amigos que estavam diminuindo, afinal, quem aguentava seu temperamento explosivo?!
Mas agora, tudo aquilo valeu a pena, você escutou o que tanto almejou e será promovido. Parabéns! Só tem um pequeno detalhe que perceberá no dia-a-dia, ninguém te ensinou a trabalhar gerindo pessoas, processos e desafios. 

Horas extras X Horas a menos para você

Muitas vezes, no mundo corporativo, nos vemos nesta situação. Alcançamos a condição de líderes, mas inicialmente, sem o devido preparo para a função.
Atualmente, sabe-se que existem alguns papéis que cada líder desempenha. Tente identificar qual destes seria o seu "tamanho".

Autocrático- aquele que determina as idéias e o que será executado pelo grupo, e isso implica na obediência por parte dos demais. Este se autodenomina líder, mas seria o velho e bom "chefe".
Conseqüência: A reação do grupo de modo geral fica hostil e não cria vínculo.
 

Indeciso- Não assume responsabilidade, não toma direção efetiva das coisas, não tem por hábito "mexer em time que está ganhando".
Conseqüência: A reação do grupo é ficar desorganizado, gera insegurança e atritos. A equipe fica desorientada e novos líderes surgem abaixo deste para cumprir seu papel.

 Democrático- É o líder popular, preocupa-se com participação do grupo, estimula criatividade e orientando sua equipe, frente a desafios ou falhas questiona o colaborador sobre a melhor solução. 

Conseqüência: A reação do grupo é de interação, participação, colaboração e entusiasmo. 

 Liberal - Aquele que participa o mínimo possível do processo. Conseqüência: Se a equipe não for madura e conhecedora de suas responsabilidades e potencial pode-se ter problemas.


Não se encontrou em nenhum deles? Não se preocupe, estes são os que têm na caixinha, você pode ser um novo "tamanho" disponível.

E quem é o Líder Atual?

O líder da atualidade é aquele que desempenha papéis mais humanos e que entende que lida com gente. Mais que isso, tem visão suficiente para perceber que a maior commodity de uma organização são as pessoas. São elas que fazem acontecer ou não. Elas têm que acreditar em quem as lidera e por este motivo o líder deve dar exemplos e não utilizar-se de vagos discursos. Alguém aprendeu a andar lendo manual? Não, mas sabendo observar, querendo e imitando os exemplos dados.
A comunicação é outro fator primordial nesta e em qualquer relação, mas ficaremos focados nesta por ser nosso tema no momento. Neste caso, não podemos esquecer que somando os exemplos com a comunicação é fato conhecido que nossas ações passam mensagens continuamente. 
Se em uma sala de reunião o café está  servido somente para o gestor que ocupa o cargo mais alto, significa o quê? É uma mensagem de poder e não de autoridade, de chefe e não de líder.
O líder escuta, identifica necessidades, convence, é carismático, mas acima de tudo é eleito e reconhecido por seus talentos e cooperativismo com a equipe.
Ação conjunta é outro ponto importante, pois o líder não vê as coisas acontecerem e espera soluções, ele é pró-ativo, faz e faz junto com a equipe caso necessário.

Este "tamanho" não estava naquela caixinha, talvez seja o seu.
Aprecie ser um líder, pois o primeiro movimento de liderança está em liderar mudanças em sua vida!


Waldez Ludwig - Lóderes do Futuro








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