Tudo é uma questão de ângulo

Tive um professor que dizia que todo problema tinha solução. Muitas vezes tenho esta afirmativa como algo encorajador para que encontre as saídas corretas para meus desafios mais significativos. Mas afinal, o que é um problema?

 Problema pode ser uma questão onde encontrar uma resposta é importante. Quando ele surge é necessário pensar de forma a encontrar uma resolução para o mesmo. Logo, ao pensarmos na palavra problema, automaticamente a palavra solução vem junto à mente e a busca por tal é natural. Problemas cuja solução já existe deixam de sê-lo, porém algumas vezes a solução existente não e de conhecimento de quem está em meio ao tal problema, mesmo já existindo. Neste caso, a ausência do saber ou carência de informação é a razão para a existência do problema, ou seja, o desconhecimento passa a ser o problema e não a questão em si.
Existem ainda aqueles problemas para os quais ainda não existe solução - neste caso é necessário descobrir ou inventar uma nova solução.
O fato é que “problemas” ou questões a serem solucionadas faz parte de nossas vidas, seja em casa ou na empresa e sugerem desafios a serem transpostos! Mas quando eles surgem vem a necessidade de escolhermos quanto ao nosso posicionamento diante dos mesmos, podendo escolher fazer parte do problema ou da solução.
Quando escolhemos ficar do lado do problema, o apoiamos, o justificamos, o alimentamos, incentivamos a continuidade dele e assim acabamos por nos manter numa posição mais segura e cômoda, aquela onde não precisamos nos “deslocar” para ver as coisas por um ângulo diferente daquele que estamos acostumados e aí o problema deixa de sê-lo, pois passa a fazer parte do nosso “baú” de dificuldades. Este “baú” pode estar pesado ou não, depende de quantas vezes nos movemos para solucionar situações de desconforto ou simplesmente nos acomodamos e nos adaptamos à elas. Mesmo que isso signifique não encontrarmos a solução e acumularmos dificuldades, talvez não tenhamos nos dado conta da importância em deixar nossos “baús” mais leves para que possamos ir mais longe. Quanto menos nos movemos em direção ao desconforto de sairmos de onde estamos para onde queremos, mais acomodados ficamos e acabamos por nos escorar neste “baú”. Bem, então ele passa a ser necessário, afinal sem ele não temos onde descansar devido ao peso que carregamos.
Primeiro passo a ser tomado ao verificar um problema é avaliar se de fato ele é seu ou se simplesmente você o tornou seu. 
Avaliando a quem pertence o problema, observe o esquema e reflita sobre o melhor ângulo a ser notado. 
Por vezes teimamos em manter a mesma posição ao olhar determinada situação. Mude, repense, reformule, olhe de fora para dentro, mas busque os motivos de dentro para fora.
Não esqueça que decidimos as soluções a serem dadas, mas ficamos presos às consequências destas escolhas até que consigamos reavaliar por outro ângulo.
Problemas podem ser transformados em oportunidades:
·         Oportunidade de amadurecer
·         Oportunidade de aprender
·         Oportunidade de ensinar
·         Oportunidade de compartilhar experiência
·         Oportunidade de descobrir suas capacidades
·         Oportunidade de aprimorar habilidades
·         Oportunidade de ampliar sua visão
·         Oportunidade de saber como agir uma próxima vez
·         Oportunidade de EVOLUIR!


Comentários

Postagens mais visitadas

Digital Coffee Cup- Phronesis- Ed.01