Um país de futuros empreendedores
Há
anos atrás o estudante escolhia uma universidade de referência no mercado para
garantir seu sucesso profissional, e desta forma ter a certeza de uma boa
colocação no mercado de trabalho, ganhar bem e estar seguro.
Hoje
as coisas mudaram, as configurações do mercado são outras e levam os novos
profissionais à visão de novas possibilidades que vão além de trabalhar para
alguém. A ideia de ser "autônomo" profissionalmente tem crescido com
o passar do tempo. As pessoas passaram a perceber que não há garantias
profissionais com base somente em uma excelente formação, que estar empregado é
uma situação muito relativa e permanecer, mais ainda.
Atualmente,
existem os diferenciais exigidos pelo mercado, sendo que muitos vão além do
conteúdo estático adquirido em livros e salas de aula.
Há
uma busca por talentos muito maior que antigamente, prova disto é o valor de
remuneração para alguns programas de treinee, que chegam a R$8.000,00, valor
este que um profissional com um currículo cheio de certificações e expertise de
mercado algumas vezes não recebe.
O
talento passou a ser o grande valor atribuído ao profissional. Ciente disto,
alguns novos profissionais acabam por decidir não passar o uso de seu talento à
terceiros e sim tirar proveito dele em seu próprio negócio. Daí passam a surgir
os empreendedores que estendem-se por segmentos diversos.
Algumas
universidades, em seus cursos de curta duração, já possuem em seu plano de
ensino disciplinas como Planejamento Estratégico e Empreendedorismo que
complementam-se para o desenvolvimento de uma mentalidade profissional mais autossuficiente.
Acompanhe o artigo abaixo publicado
pela Endeavor Brasil.
Seis em cada dez universitários brasileiros querem empreender. E,
mais que dinheiro, segurança e recompensas pessoais, a sua maior motivação para
isso é a independência.
Apesar desse entusiasmo, poucos deles se preparam para isso, estudando,
guardando dinheiro ou se envolvendo com startups. Por isso, embora tenham a
confiança natural dos jovens, eles não se sentem seguros diante das atividades
mais técnicas, como planejar uma campanha de marketing para um novo produto ou
estimar o valor de capital de um negócio.
Para quem deseja conhecer melhor este cenário, a Endeavor
Brasil preparou um infográfico que destaca e ilustra os principais dados
da pesquisa Empreendedorismo nas Universidades Brasileiras 2012:
Artigo completo em http://www.endeavor.org.br/artigos/estrategia-crescimento/cenarios-e-tendencias/infografico-um-pais-de-futuros-empreendedores#sthash.ptEbZY49.dpuf
EBOOK GRATUITO!
5 CONSELHOS PARA SE TORNAR UM EMPREENDEDOR DE ALTO IMPACTO
Artigo: Endeavor Brasil
Comentários
Postar um comentário