Um país de futuros empreendedores




Há anos atrás o estudante escolhia uma universidade de referência no mercado para garantir seu sucesso profissional, e desta forma ter a certeza de uma boa colocação no mercado de trabalho, ganhar bem e estar seguro.

Hoje as coisas mudaram, as configurações do mercado são outras e levam os novos profissionais à visão de novas possibilidades que vão além de trabalhar para alguém. A ideia de ser "autônomo" profissionalmente tem crescido com o passar do tempo. As pessoas passaram a perceber que não há garantias profissionais com base somente em uma excelente formação, que estar empregado é uma situação muito relativa e permanecer, mais ainda.

Atualmente, existem os diferenciais exigidos pelo mercado, sendo que muitos vão além do conteúdo estático adquirido em livros e salas de aula.
Há uma busca por talentos muito maior que antigamente, prova disto é o valor de remuneração para alguns programas de treinee, que chegam a R$8.000,00, valor este que um profissional com um currículo cheio de certificações e expertise de mercado algumas vezes não recebe.
O talento passou a ser o grande valor atribuído ao profissional. Ciente disto, alguns novos profissionais acabam por decidir não passar o uso de seu talento à terceiros e sim tirar proveito dele em seu próprio negócio. Daí passam a surgir os empreendedores que estendem-se por segmentos diversos.

Algumas universidades, em seus cursos de curta duração, já possuem em seu plano de ensino disciplinas como Planejamento Estratégico e Empreendedorismo que complementam-se para o desenvolvimento de uma mentalidade profissional mais autossuficiente.

Acompanhe o artigo abaixo publicado pela Endeavor Brasil.
  
Seis em cada dez universitários brasileiros querem empreender. E, mais que dinheiro, segurança e recompensas pessoais, a sua maior motivação para isso é a independência.

Apesar desse entusiasmo, poucos deles se preparam para isso, estudando, guardando dinheiro ou se envolvendo com startups. Por isso, embora tenham a confiança natural dos jovens, eles não se sentem seguros diante das atividades mais técnicas, como planejar uma campanha de marketing para um novo produto ou estimar o valor de capital de um negócio.

Para quem deseja conhecer melhor este cenário, a Endeavor Brasil preparou um infográfico que destaca e ilustra os principais dados da pesquisa Empreendedorismo nas Universidades Brasileiras 2012:




Artigo completo em http://www.endeavor.org.br/artigos/estrategia-crescimento/cenarios-e-tendencias/infografico-um-pais-de-futuros-empreendedores#sthash.ptEbZY49.dpuf

EBOOK GRATUITO!

5 CONSELHOS PARA SE TORNAR UM EMPREENDEDOR DE ALTO IMPACTO


Artigo: Endeavor Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas

Digital Coffee Cup- Phronesis- Ed.01