Valorizar o Intangível e Garantir Excelência na Execução

Pertencemos a uma geração que foi educada com base na gestão do capital, estoques, equipamentos, instalações, processos produtivos, tecnologia. Ou seja, gerenciar os tangíveis. Ter competência nesses fatores continua necessário, mas não é mais suficiente.
O diferencial das empresas vencedoras está no empresariamento dos intangíveis – confiança, ambiente de trabalho, relacionamentos, cultura, inovação, marca, reputação. Precisamos aprender a valorizar o intangível sem prejuízo da excelência dos tangíveis.
Não se trata de substituir um pelo outro, mas de introduzir a dimensão intangível (o moderno) no tangível (o eterno).
Os clientes hoje valorizam muito mais o intangível na hora da escolha por um produto ou serviço. Pautam suas escolhas não somente pelo produto mas pela relação de confiança, credibilidade, marca.
Valorizar o intangível é mais um dos desafios dos líderes empresariais, é o 8º Trabalho de Hércules.
Quem disse que dará certo? E quem disse que não?

Mas outros desafio que quero chamar a atenção é sobre a dificuldade em executar estratégias e planos. A dificuldade de Garantir a Excelência na Execução, o 9º Trabalho de Hércules.
Precisamos de um novo conjunto de atitudes para transformar nossos sonhos, estratégias, em realidade. Temos de nos antecipar aos acontecimentos, criar os fatos e promover mudanças proativas, por meio de rupturas construtivas que nos elevem a outro patamar. Garantir a execução é mais do que envolver ou comprometer a todos. É oferecer e construir um propósito comum, que dê orgulho e sentido de pertencimento a todos.
E você? Como tem atuado frente a esses dois Trabalhos de Hércules?
Autor: César Souza é um dos mais respeitados consultores sobre estratégia, gestão e liderança. Escritor e palestrante, preside o Grupo Empreenda. Dentre seus best-sellers acaba de lançar o livro "A NeoEmpresa". 
Fonte: Exame.com

Comentários

Postagens mais visitadas

Digital Coffee Cup- Phronesis- Ed.01