Eu tenho medo!

É necessário olhar de perto
Para saber se esta imagem é real, o que será necessário fazer?

Tenho medo de errar... 

Medo de não ser o que os outros esperam de mim... 
Medo de não conseguir chegar onde quero, 
De situações que saiam do controle, 
De demonstrar fraqueza àqueles a quem devo ser exemplo de força, 
De ser covarde como sou algumas vezes, quando vejo a vida passando, 
Não estou feliz com o que sou, tenho, com quem tenho e simplesmente não faço nada... 
Tenho medo de mudar... 

Porque tenho medo de errar!

Alguns de nós têm estes e mais tantos outros medos... Mas um medo existe em comum entre nós: MEDO DE MUDAR. Porque mudar implica em ver o que antes não queríamos enxergar por não estarmos preparados para uma ação. Estávamos preparados somente para ocupar a posição de espectadores. É como comprar ingressos para o lugar mais distante do palco. Não importa aqui o motivo financeiro, e sim que estamos olhando sem enxergar os detalhes do que acontece pela distância em que nos encontramos. 
Quando estamos preparados para tomar decisões de mudar as situações que nos deixam insatisfeitos, passamos a nos posicionar mais próximo do "palco", observamos com mais atenção aos detalhes para entendermos melhor o que se passa ali. Notamos que ver estes detalhes é mais prazeroso, pois nos permite entender melhor o arranjo de todo o cenário, dos atores que naquele momento mudam a história a todo momento. Assim, funciona a vida... Se não enxergamos o detalhes, como podemos ter a segurança de tomar decisões acertadas. O medo de errar não é um ponto isolado no ser. Existe um motivo funcional nele. Se não temos medo de nada, nos expomos a riscos desnecessários. O medo permite o momento de reflexão pré-decisão e assim reduz o risco de algo prejudicial acontecer. Quando refletimos, avaliamos, ponderamos sobre algo, buscamos em nossas experiências e informações obtidas um caminho mais seguro a trilhar.

Mas como tudo, o medo também pode ser negativo. Quando este é tanto que nos congela frente a situações onde tenhamos de tomar decisões e faz com que adiemos, mas nunca decidamos... Quando ele nos estanca em nossas ações, independente de ser racionalizado e percebido que não há motivo de tê-lo, aí sim ele nos prejudica.
É importante que racionalizemos o medo. Ao sentir-se estagnado pelo medo, reflita...

Do que tem medo? (anote suas ideias)
Por que está com medo?
O que fez com que ele surgisse?
Quais os motivos que o mantém? Faça isso baseando-se em fatos e não em opiniões.
O que poderia fazer para mudar a situação em que se encontra?
Por quê não começar a ação de mudança?

Estes são alguns passos iniciais para entender suas ações ou falta delas. 


Boa semana!

A reflexão é o início de qualquer ação. Saiba quem é e saberá o que quer.



Comentários

Postagens mais visitadas

Digital Coffee Cup- Phronesis- Ed.01