Está confortável como está?

Não espere o tempo passar.

Todos nós temos aquela sensação de que precisamos mudar vez ou outra. Quando as coisas vão chegando ao seu limite, nem se fale! 

Começamos a nos debater por conta de nosso desconforto com a situação que se apresenta para nós. Alguns de nós permanece somente se debatendo dia após dia, enquanto outros resolvem se mover de uma situação de desconforto para outro local onde "seja mais a sua cara". Aqueles que permanecem apenas se debatendo no mesmo local, deve avaliar se está nesta condição porque quer mudar de determinado ponto para outro ou se debate-se por estar aborrecido por aquela situação estar forçando-o a se deslocar daquele espaço já com o formato de sua silhueta.

Então surge a ideia: "Para que mudar? As coisas acabam por se ajeitar. Melhor ficar onde já conheço que arriscar perder o que tenho". Reflita sobre o que tem realmente mantendo aquela situação desconfortável ou insustentável. Se é incômoda, qual ponto está desalinhado com suas pretensões? As coisas não se ajeitam por si só. É como se esperasse que uma mesa se coloque sozinha para o café da manhã, suas malas se ajeitem por si só e enquanto isso seu papel continue sendo o de um espectador. 

Na vida ou se avança ou retrocede. Cada falta de ação em uma direção desejada reflete-se em retrocesso, pois o tempo segue e parece que só ele segue...

Esta reflexão serve para qualquer área da vida: uma mudança de carreira, de casa, de país, no relacionamento. Parece muito amplo o âmbito que pode-se tratar com este foco? E é mesmo! O ser humano não vive só um papel na sociedade, e a amplitude de papéis que assume ainda cabe muitos mais exemplos.
Esta amplitude que por vezes nos deixa inseguros para tomar uma decisão de mudar, porque avaliamos tudo à nossa volta, tudo que sofreria consequências com tal decisão.

O ponto que se deve pensar é em quanto ainda precisa aprender e muitas vezes nos detemos em uma situação onde já não vemos mais perspectivas de aprendizado. Aprendemos com tudo a nossa volta, mas é necessário mantermos o aprendizado fluindo constantemente.

O Professor Fracasso

Quantas vezes não nos pegamos negando soluções a nós oferecidas com desculpas, que na verdade são funcionais para nossa permanência na situação em que nos encontramos. Para cada solução proposta, surge um problema! Isto chama-se sabotagem. Sabota-se soluções para que não precise-se mudar. Simples, não?! Se eu provar que qualquer mudança não garantirá  solução, não preciso mudar, oras! Assim, convenço-me que mudar não será o melhor e dia seguinte acordo pensando: "Ainda bem que não fiz nada, poderia me arrepender hoje."

Pense: A única coisa constante na vida e no trabalho são as mudanças. Elas acontecem a todo instante, em todas as situações. Justamente por isso, a ninguém é dado o privilégio da palavra final, do conhecimento absoluto – pois no minuto seguinte poderão existir novas alternativas de ação.

Então, que tal reavaliar suas reais necessidades e começar mudando pequenos hábitos que não lhe agradem? Toda mudança é mais fácil quando vêm aos poucos. Flexibilidade é um exercício diário.


Comentários

Postagens mais visitadas

Digital Coffee Cup- Phronesis- Ed.01